20/07/2020

Diferenças entre Espiritismo e Umbanda

A grande maioria das pessoas que não tem conhecimento da doutrina espírita e da umbanda e acham ambas são a mesma coisa, mas existem diferenças importantes entre elas. Por exemplo, em comum, as duas têm o cerne de suas questões doutrinárias. Porém, enumeramos algumas diferenças delas abaixo:

Pontos em comum entre ambas: São espiritualistas, As duas acreditam em Deus, Ocorrem fenômenos mediúnicos, Aceitam reencarnação, Praticam a caridade.

Pontos em que ocorre a diferença: o espiritismo não admite uso de imagens, já na umbanda tem imagens e altares, o espiritismo não tem culto material e na umbanda ocorre, espiritismo rege por um corpo de doutrina homogênea, codificada por Allan Kardec, a umbanda não se rege por essa doutrina. Espiritismo não tem sinais cabalísticos nem símbolos, a umbanda tem sinais, como os pontos riscados. Espiritismo não prescreve qualquer forma de parâmetro nem comporta o formalismo de funções sacerdotais.

Mas de qualquer forma, ambas tem suas vantagens e são válidas para a evolução do espírito. Acredito que devemos conhecer de tudo um pouco e não ter preconceito contra nenhum tipo de religiosidade. Não julguemos para não sermos julgados, como diria Jesus, em sua infinita sabedoria. Todas as doutrinas são valiosas e servem de consolo diante das dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário