26/07/2020

Black Box: novo golpe faz caixas eletrônicos cuspirem dinheiro

Criminosos vêm aplicando um novo golpe que permite sacar dinheiro de caixas eletrônicos por meio de um notebook. Denominada de Black Box, a técnica é diferente de outros ataques de jackpotting vistos no passado, já que não utiliza um malware ou software específico, e já foi responsável por desativar 143 máquinas na Europa.
No entanto, vale ressaltar que já houve registro do truque na América Latina, e o mesmo pode surgir em breve no Brasil. Confira a seguir o novo esquema utilizado por ladrões de caixas bancários. 
Quem desenvolve malware para caixas eletrônicos ou, como no caso do Black Box, modifica um firmware para facilitar o ataque, costuma vender na deep web tudo o que é preciso para atacar. Dessa maneira, quem pratica o crime não precisa, necessariamente, ser um hacker.
Como se proteger
O Black Box, assim como outros golpes de jackpotting, não têm indícios de afetarem consumidores. No entanto, é preciso tomar precauções contra outros golpes envolvendo essas máquinas. O skimming, por exemplo, envolve trocar a frente do caixa para clonar cartões e interceptar dinheiro e informações do cliente. Na dúvida, especialistas recomendam evitar sacar dinheiro em caixas de rua e dar preferência aos terminais de agências, que costumam ser mais bem vigiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário