05/05/2020

Chuva de meteoros ilumina céu na madrugada desta quarta

Uma chuva de meteoros considerada por astrônomos a melhor do Hemisfério Sul do planeta, terá sua máxima na madrugada desta quarta-feira (6). A ‘Eta Aquáridas’, que ocorre entre 19 de abril e 28 de maio, é formada dos detritos do famoso cometa Halley e pode ser vista da Paraíba. Para a observação não são necessários telescópios, câmeras ou qualquer equipamento especial.
Em condições ideais de observação, ela pode apresentar até 40 meteoros por hora e, por sua localização geográfica, o Nordeste Brasileiro é privilegiado, já que essa chuva é mais bem observada nas regiões tropicais do planeta.

Meteoros e chuvas de meteoros

Um meteoro, popularmente conhecido como ‘estrela cadente’, nada mais é do que um fenômeno luminoso que ocorre quando um pequeno fragmento de rocha espacial atravessa nossa atmosfera em altíssima velocidade. Quando isso ocorre, esse fragmento se comprime e aquece muito rapidamente o gás atmosférico à sua frente, formando uma bolha de plasma (gás aquecido e ionizado) que brilha como uma lâmpada por um tempo muito curto, de uma fração de segundo a alguns poucos segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário