21/04/2020

Céu tem chuva de meteoros e alinhamento de três planetas

Uma chuva de meteoros de intensidade média chamada de ‘Líridas’ será vista a partir da noite desta terça-feira (21) no céu da Paraíba. O evento costuma gerar até 18 meteoros por hora em locais favoráveis. No Brasil, os melhores locais para observação serão nas regiões Norte e Nordeste, onde será possível observar entre 12 e 15 meteoros por hora.

Paraíba

Na Paraíba, os meteoros da Líridas já poderão ser vistos a partir das 22h desta terça (21). Depois da meia-noite, a chuva vai se intensificando até o amanhecer. Mas quem não tiver disposição para acompanhar a noite inteira, o ideal é acordar por volta das 2h e ficar até começar a clarear. Em tempos de isolamento social, pode ser uma chance de se distrair e aproveitar o evento natural.

Alinhamento de planetas

Evidentemente que, por conta da pandemia do novo coronavírus, neste ano não haverá atividades em grupo, viagens e observações em locais mais privilegiados pela natureza. Entretanto, para quem resolver encarar o desafio de uma observação em casa, poderá desfrutar ainda de um belo alinhamento planetário.
Júpiter, Saturno e Marte estarão muito próximos no céu, acompanhando os observadores durante quase toda a noite. “Esse será o bônus e também um sinal de que, mesmo com todos os desafios e os medos que a humanidade enfrenta, a natureza continua a produzir seus espetáculos e não podemos perder a oportunidade de contemplá-los”, disse Marcelo Zurita, astrofotógrafo da Associação Paraibana de Astronomia (APA).

Chuva de meteoros

Uma chuva de meteoros é um espetáculo astronômico dos mais democráticos. Pode ser observada por qualquer pessoa que possua uma visão razoável e acesso a algum pedaço de céu. Não é preciso telescópios, câmeras e nem de nenhum equipamento especial. Basta ter disposição para perder algumas horas de sono e olhar para o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário