24/03/2020

Com fortes chuvas, açude do Congo ultrapassa metade de sua capacidade de água

Com as fortes chuvas registradas na região do Cariri paraibano durante os últimos dias, o Açude Cordeiro, localizado no município do Congo, recebeu uma recarga considerável, ultrapassando a metade de sua capacidade total.
Com as chuvas registradas na região de São Sebastião do Umbuzeiro nesta segunda-feira(23), o manancial teve aumento de 2 metros e 48 centímetros na lâmina d’água nas últimas 24 horas, o que corresponde a mais de 14 milhões de metros cúbicos de água em 24 horas.
Do mês de janeiro até o momento, o reservatório já aumentou 8,65m de altura em sua recarga de água, faltando apenas 3,77 metros para atingir sua capacidade total.
De acordo com dados da AESA, o açude encontra-se com 51,10% de sua capacidade, ou seja, com 35.752.570 m³ de água. O reservatório tem capacidade para armazenar cerca de 69.965.945 m³.
O açude é responsável pelo abastecimento do Congo e de outras cidades da região, sendo o maior reservatório do Cariri. A expectativa é que o açude Santo Antônio, em São Sebastião do Umbuzeiro, começe a sangrar nas próximas horas e aumente o volume de água para o açude do Congo.