08/01/2020

Telescópios para Observatório Espacial em Juazeirinho são embarcados da China

Já começaram a ser embarcados da China os telescópios para a instalação do Observatório Espacial na zona rural do município de Juazeirinho, no Cariri da Paraíba.
Ao todo, serão 8 telescópios ao valor cada um de R$ 1 milhão aproximadamente, gerando um investimentos só com esses equipamentos de última geração de cerca de R$ 8 milhões.
A Estação Espacial vai ser instalada no sítio Unha de Gato, zona oeste do município juazeirinhense, em terreno adquirido pela Prefeitura.
O acordo para a instalação do Observatório Espacial em Juazeirinho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e, destacam nessa parceria, as figuras do prefeito, Bevilacqua Matias (Avante) e o reitor da entidade educacional, o professor, Rangel Junior.
O objetivo é monitorar objetos espaciais que vêm em direção ao Planeta Terra e possibilitar a intervenção caso haja tempo hábil.
O maquinário deve chegar a Juazeirinho em alguns dias e os chineses enviaram a foto de um telescópio no momento do embarque.