30/10/2019

Água da Transposição deve chegar na divisa Paraíba e Pernambuco em novembro

Desde a interrupção do bombeamento do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco em fevereiro deste ano, as equipes técnicas do Ministério do Desenvolvimento Regional -MDR têm trabalhado para solucionar o problema.
Após a finalização do estudo geofísico no final do último mês de setembro, a empresa pré-operadora – responsável pelo trecho – tem realizado testes na barragem Cacimba Nova, em Sertânia (PE), para avaliar seu funcionamento com o objetivo de garantir a segurança da população e a integridade da estrutura. Paralelamente, está em fase de conclusão o detalhamento da solução de engenharia que será executada barramento.
Apesar da barragem Cacimba Nova estar em monitoramento e testes com vazão reduzida, as águas do Rio São Francisco já seguem pelos canais com previsão de chegar ao último reservatório do Eixo Leste – Campos – em novembro.
A informação foi passada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
O açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outros 18 municípios está com 18,29% de sua capacidade.