03/08/2019

MPF recomenda implementação de abastecimento para irrigação na Vila Lafayette

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que implemente um sistema de abastecimento de água para irrigação destinado à Vila Produtiva Rural Lafayette, em Monteiro, Cariri paraibano. O prazo é de 10 dias para manifestação do Governo Federal e 90 dias para instalação.


A redação tentou contato telefônico com o Ministério do Desenvolvimento Regional, mas as ligações não foram atendidas. Também foi enviado um email, mas, até as 16h55, não houve retorno.
As 61 famílias que vivem na Vila Produtiva Rural Lafayette foram retiradas das terras em que viviam para a  construção do canal da Transposição do Rio São Francisco, no Eixo Leste. O local foi criado como forma de compensar os agricultores atingidos pela obra.


Só depois de 2 anos morando no local que eles tiveram o abastecimento encanado regularizado, contando com água liberada pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e também de carros-pipa. Agora, eles querem água para poder produzir.


Segundo o MPF, os moradores, antes da mudança, eram agricultores ou pequenos pecuaristas, dispondo, assim, de meios de trabalhar e fonte de renda. Por isso, precisam de um sistema de água para irrigação, conforme a recomendação.


A Procuradoria da República em Monteiro recomenda ainda que o Ministério do Desenvolvimento Regional encaminhe comprovação do cumprimento no prazo. Caso haja omissão na resposta, o MPF vai considerar como recusa e adotará medidas judiciais.