22/03/2019

Tosse seca, saiba mais sobre isso


tosse é um mecanismo de defesa do corpo, um reflexo que visa expulsar das vias aéreas qualquer substância ou micro-organismo que tenha provocado irritação. A tosse pode ser produtiva, quando há presença de muco, ou seca, quando não há muco. É preciso ficar atento à persistência da tosse seca. O sintoma pode indicar uma doença em desenvolvimento.

Tosse seca é um dos sintomas da insuficiência cardíaca


“A tosse pode ter origem psicogênica, da esfera do otorrinolaringologista, dos brônquios, do tecido pulmonar e da pleura, que é uma capa que envolve os pulmões, como pode ser causada pela insuficiência cardíaca e pela pericardite”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn.
Alguns medicamentos também podem causar tosse, em geral seca. Entre eles estão colírios e medicações para angina, hipertensão e arritmia cardíaca. O sintoma pode estar presente até mesmo em doenças digestivas. “O refluxo gastroesofágico, mesmo sem causar azia ou dor no peito, pode ter a tosse como único sintoma”, explica o especialista.

Alergias podem provocar tosse seca


tosse seca também costuma ser sintoma de doenças alérgicas, como a sinusite e a rinite alérgica, especialmente nos meses frios do outono e do inverno. A tosse surge por causa do contato com poeira, ácaros, mofo, pelos de animais e poluição e pode ser persistente caso o indivíduo permaneça na presença destes alérgenos.
Kirchenchtejn lembra ainda que o tabagismo provoca tosse crônica em 50% dos fumantes. Apesar de ser um sintoma comum, a tosse não deve ser vista como normal se for duradoura. “Qualquer tosse que perdure ou que seja muito intensa requer uma extensa consulta médica para detectar a causa e identificar o tratamento adequado”, conclui o profissional.

  ©Flaviano Torres - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo