28/03/2019

Professores de Monteiro participam de capacitação sobre inclusão escolar

Cerca de dez professores que atuam na Rede Municipal de Ensino do município de Monteiro estão participando de cursos que abordam a inclusão de alunos com deficiência, TGD e superdotação. 

Visando sempre o melhor para a educação dos pequenos monteirenses, a Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Educação, oferecem durante todo o ano cursos de formação continuada. Os investimentos nos profissionais está dentro das políticas de excelência na educação, bem como na valorização e aprimoramento.

O primeiro curso, com duração até dezembro, aconteceu na FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, que oferece a Formação em Educação Especial para professores da sala regular. No município de Monteiro foram selecionados 5 professores e as aulas tiveram início no último dia 15 e conta com encontros mensais.

O curso propõe dar subsídios com aportes teóricos e práticos sobre a inclusão escolar dos alunos com deficiência, TGD (Transtorno Global do desenvolvimento), e Altas Habilidades/Superdotação.

Outro curso ofertado na mesma Fundação foi o de  Atendimento Educacional Especializado para professores das salas de recursos multifuncionais, com o argumento de fortalecer a inclusão escolar de alunos da educação especial nas classes comuns, objetivando não somente a garantia de acesso, mas de aprendizagem e permanência do aluno no ambiente escolar.

Para esse aprimoramento foram selecionados 3 professores. As aulas tiveram início no último dia 22 e também acontecerão até dezembro.

Tendo em vista o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que acontece dia 02 de Abril, a equipe também participou de um workshop com a Psicóloga Larissa Lemos, no dia 23 de março na cidade de Arcoverde, no vizinho estado do Pernambuco.

Para este participaram professores das salas multifuncionais, professor da sala regular, cuidador, diretor, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e coordenador.

“Temos uma política de incentivo, valorização e capacitação permanente na educação, seguindo à risca as normas repassadas pela prefeita Anna Lorena. Esta metodologia tem rendido inúmeros e preciosos resultados, seja no que diz respeito aos professores, que renovam seus conhecimentos, quanto para o alunado que tem respondido de forma muito positiva. Assim, em cada ação, temos a certeza que estamos contribuindo para o futuro do nosso município, fazendo um futuro cada vez melhor”, conta a secretária de educação, Ana Lima.

  ©Flaviano Torres - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo