26/03/2019

7ª Conferência Municipal de Saúde de Monteiro é realizada e supera expectativas

No último dia 21, a cidade de Monteiro recebeu a 7ª Conferência Municipal de Saúde que foi realizada no auditório da Escola Municipal Maria Lauricéia de Freitas.

A reunião contou com a massiva participação da população monteirense que incluiu a sociedade civil, representantes e trabalhadores da área de saúde, representantes de associações comunitárias e entidades religiosas, bem como autoridades, somando mais de 180 pessoas.

O evento tem em seu intuito principal a contribuição para a formulação das políticas de saúde municipais e estaduais, desta forma também subsidiando propostas de cunho nacional serão levadas para deliberação na etapa nacional da 16ª Conferência que será realizada pelo Ministério da Saúde em agosto na cidade de Brasília.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde contou com as seguintes etapas: Credenciamento, Café da manhã, seguido da Cerimônia de abertura, onde estiveram presentes a Prefeita do Município, Anna Lorena; as Secretárias de Saúde, Ana Paula Oliveira e Viviane Ferreira; o Presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Jorge de Menezes (Cajó) juntamente com os Vereadores Givalbério Alves e Simão Leal; a Gerente da 5ª GRS, Ravena Farias; o Diretor do Hospital e Maternidade Santa Filomena, Célio Roberto de Carli; a representante do COSEMS, Maria Lúcia Cabral; além do sr. Geraldo Souza de Oliveira Filho que representa o COMPED e a APIPCD, entre outros.

Logo após, foram convidados para as palestras os conferencistas Nelson Calvazara e Ravena Farias explanaram sobre o Tema da Conferência: “Saúde e Cidadania: Saúde e com o Direito e Consolidação e Financiamento do SUS ”.

Ainda na oportunidade,  a representante do COSEMS, Maria Lúcia Cabral; falou sobre a importância do momento para a construção de uma saúde mais democrática, com qualidade e resolutiva. Após as rodadas de discursões, foi oferecido um almoço a todos os participantes da Conferência.

No período da tarde, os participantes se dividiram em 03 eixos de discursões, para construção de propostas a serem votadas pela Plenária deliberando democraticamente 15 propostas que serão encaminhadas e apresentadas na 9ª Conferência Estadual de Saúde. O encerramento do evento se após a eleição dos Delegados que representarão o município na etapa estadual, com sorteio de brindes de um coffe-break.


  ©Flaviano Torres - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo