23/01/2019

Águas do São Francisco se aproximam de Boqueirão após retomada do bombeamento

As águas do rio São Francisco voltaram a ser bombeados após meses de paralisação do sistema em virtude de obras complementares nos açudes de Poções e Camalaú. De acordo com informações do engenheiro Isnaldo Costa, as águas já cruzaram o município de Caraúbas e adentraram nos limites de São Domingos do Cariri.
Nesse ponto a água está a 50 quilômetros de chegar ao açude de Boqueirão e pela maneira como está seguindo, deverá se encontrar com as águas do manancial em 30 dias.
Em março do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) em Monteiro, no Cariri paraibano, recomendou a suspensão da operação do sistema de bombeamento de águas da transposição do Rio São Francisco, no eixo leste, , junto à Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. A recomendação pede que a operação fique suspensa pelo período necessário para realização de intervenções nos açudes de Poções e Camalaú.
A vazão de água da transposição do Rio São Francisco que chega à Paraíba é insuficiente para atender a demanda hídrica do estado, segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba, João Fernandes.
Após séculos de espera, a Paraíba começou a receber, os primeiros metros cúbicos de água da transposição do Rio São Francisco, no eixo leste, em março de 2017 e inundou o açude Epitácio Pessoa que na época estava com 2% de sua capacidade 
A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB) era que as águas cheguem em 20 dias ao açude Epitácio Pessoa.

  ©Flaviano Torres - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo