24/11/2018

Prefeitura de Monteiro avança em ações e aquisições na área da saúde em 2018

A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Saúde do município realizou uma série enorme de ações, inovações e aquisições no ano de 2018. O balanço positivo é destacado pela secretaria de saúde Paula Oliveira, que enumerou apenas uma parcela destas incontáveis conquistas em um breve balanço.
Este ano, a Secretaria de Saúde, graças ao empenho e a determinação da prefeita Anna Lorena conseguiu avanços, inovações como o tratamento da Espuma Ecoguiada para varizes, pelo SUS.
“Feito com recursos próprios, cada atendimento custa por pessoa cerca de mil reais. O procedimento era feito até então na cidade de Campina Grande, porém, de forma paga com parcerias com as unidades médicas.”, destacou a secretaria Ana Paula.
Também foram adquiridos vários veículos que proporcionaram uma completa renovação da frota, a exemplo de 4 ambulâncias, e dois carros de passeio adquiridos apenas este ano.
Diversos exames e atendimentos foram oferecidos à população como por exemplo os mutirões de exames de catarata e pterígio, que promoveram praticamente a extinção da demanda.
Monteiro inclusive é pioneira e está na vanguarda no estado em relação à entrega dos colírios neste tipo de tratamento, imediatamente após as consultas e retornos dos pacientes. Além do importantíssimo tratamento do Glaucoma também com o custeio e a entrega dos colírios.
Também foram disponibilizados exames de PSA. O exame PSA é um dos primeiros e principais exames realizados quando há suspeita de câncer de próstata em homens que não apresentam sintomas ou mesmo que apresentam sintomas associados ao câncer. Foram mais de 300.
Ações a exemplo de vacinação, parcerias com a Caravana Saúde do governo do estado, que disponibilizaram mais de 600 atendimentos e avaliações. Destacam-se também a implantação dos testes do olhinho e da orelhinha, entre outros.
Vários equipamentos foram adquiridos na atual gestão, como o mamógrafo, que era uma necessidade antiga, e que agora esta a disposição da população monteirense. Também foi adquirido o ELISA, equipamento que possibilita a oferta de novos tipos de exames para os pacientes do município, em especial, as gestantes.
O equipamento instalado e em uso no Laboratório Municipal Priscila Nunes de Farias Leite realiza testes de Toxoplasmose IGG e IGM, Citomegalovírus IGG e IGM e Rubéola IGG e IGM priorizando as gestantes.

“Foi um ano extremamente positivo com ações relevantes, aperfeiçoamento de serviços e oferecimento de benefícios inéditos e pioneiros. Firmamos parcerias, adquirimos equipamentos, zeramos demandas, e já estamos priorizando o planejamento para 2019, que será um ano de mais avanços ainda”, afirmou confiante a secretária Ana Paula.

  ©Flaviano Torres - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo